5 estratégias de branding para impulsionar o seu negócio

As estratégias de branding são essenciais para impulsionar negócios inseridos no mercado atual extremamente competitivo. Afinal, o acesso facilitado às tecnologias de produção e às ferramentas de produtividade permitem que empresas concorrentes ofereçam produtos e serviços com características e qualidades bastante semelhantes.

Então, para se destacar no mercado, conquistar e fidelizar clientes, as empresas precisam se diferenciar. E essa diferenciação só é possível por meio da construção de uma marca forte, bem definida e bem comunicada aos públicos-alvo da empresa.

Este processo de concepção e gestão de marcas é chamado de branding e ele engloba uma série de estratégias para fortalecer a marca na mente do consumidor, reter clientes e alavancar negócios. A seguir falamos sobre 5 dessas estratégias:

1. Posicionamento de marca e identidade visual

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O primeiro passo essencial no trabalho de branding é trabalhar o posicionamento da marca do seu negócio. Ou seja, definir quais valores estão relacionados com a marca, qual a razão de existir da empresa, qual é a sua visão de futuro e por quais motivos os consumidores-alvo devem acreditar na sua marca.

A partir desse posicionamento, é possível criar ou revisar sua identidade visual, ou seja, o logo da empresa, as cores e elementos, pois eles devem comunicar as promessas da marca de forma atraente, original e fácil de memorizar.

2. Alinhamento da comunicação

O posicionamento da marca define o estilo de comunicação da empresa, enquanto a identidade visual dá as diretrizes estéticas dos materiais de comunicação. Quando ambos foram bem definidos, tanto a comunicação interna quanto a externa deverão ser alinhadas e, assim, as pessoas serão sempre impactadas por mensagens semelhantes sobre a empresa.

Este alinhamento na comunicação impacta diretamente no fortalecimento e na memorização da marca no mercado.

3. Marketing de Experiência

As ações de marketing de experiência promovem a aproximação entre a marca e seus públicos mais importantes. Afinal, elas criam momentos de conexão entre a empresa e as pessoas, provocando respostas sentimentais e ajudando, assim, a criar vínculos entre os consumidores e os valores da marca.

O marketing de experiência é muito importante para o branding, pois tem o objetivo de envolver as pessoas no universo da marca, de modo a conquistar, engajar e fidelizar os clientes. Nos cases dos clientes Taco El Pancho e Sheridan’s Irish Pub, trabalhamos a criação do logo e de todos os materiais da empresa, impregnando tudo com a temática das marcas e gerando uma experiência completa aos clientes.

4. Marketing Promocional

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As ações de marketing promocional ajudam a incrementar a percepção da marca junto ao público-alvo e visam impulsionar as vendas, provocando o desejo de compra nos clientes novos e o retorno daqueles que já consumiram o produto.

Distribuição de brindes, degustação de produtos, amostras grátis e materiais de divulgação destacam a marca no ponto de venda e ajudam a definir a decisão de compra do cliente. Ofertas, cupons e concursos são uma excelente motivação para clientes experimentarem a marca pela primeira vez. Programas de pontos e milhas ajudam a fidelizar os clientes já conquistados.

Então, as ações promocionais bem elaboradas e alinhadas com a marca não só estimulam a compra em diversas oportunidades, como ajudam a fixar a marca na mente do consumidor.

5. Ampla presença digital — a cereja do bolo das suas estratégias de branding

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Todos os esforços citados acima correm o risco de não atingir os resultados esperados caso a empresa não faça a gestão cuidadosa de sua presença digital e do constante contato com seu público. O consumidor atual espera estar próximo e ser valorizado pelas marcas que consome e é principalmente através da internet que essa proximidade se faz possível.

Por isso, é vital para o sucesso das empresas ter um plano consistente de comunicação digital, através da divulgação de conteúdo e publicidade nas mídias sociais e blogs, otimização dos resultados de busca do website da empresa (SEO) e um processo ágil e azeitado para resposta aos contatos recebidos via web.

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