5 características da agência de publicidade ideal

Contratar uma agência de publicidade é muito importante para qualquer empresa que deseja ter um marketing forte e uma marca bem posicionada no competitivo mercado que vivenciamos nos dias de hoje. No entanto, ao buscar pelos serviços de uma agência, é fundamental levar em consideração algumas características tidas como ideais, pois é a sua marca que está em jogo e, por isso, precisa ser bem cuidada.

Elaboramos uma lista com as 5 características da agência de publicidade ideal. Confira os tópicos a seguir e saiba como encontrar o parceiro certo para garantir uma comunicação eficiente e os melhores resultados para o seu negócio.

1. Reputação

O primeiro passo, ao contratar uma agência, é observar a sua reputação no mercado. Converse com os clientes já atendidos pela empresa e procure conhecer o portfólio dos trabalhos realizados.

Geralmente, a maioria das agências dispõe de portfólio em seus sites ou páginas nas redes sociais. Além do mais, ouvir a opinião de um terceiro sempre é bom para confirmar se a empresa a ser contratada realmente realiza um trabalho eficiente para os seus clientes.

2. Alinhamento com as tendências atuais

De nada adianta você contratar uma agência premiada por produzir campanhas ou excelentes peças publicitárias se ela não estiver alinhada com as últimas tendências da comunicação e do marketing.

Fazer a gestão de mídias sociais, marketing de conteúdo, utilizar uma linguagem adequada para cada plataforma, entre outras novas atividades que o ramo publicitário tem agregado nos últimos anos é fundamental para qualquer marca. A agência que irá atendê-lo precisa dominar essas áreas e saber tirar o máximo das novas possibilidades de mídia.

3. Profissionais especializados

Uma boa agência de publicidade precisa ter bons profissionais, sendo todos altamente qualificados para bem gerenciar a sua conta e seus projetos. Por isso, é importante se certificar de que a agência a ser contratada possui profissionais nas áreas de atendimento, planejamento, mídia, criação, design, webdesign e mídias sociais.

Não deixe de ir pessoalmente à agência antes de fechar o negócio. Assim, você vai conhecer tanto o rol de profissionais quanto a estrutura física da empresa.

4. Preocupação com métricas

Com a internet e a migração de boa parte das ações publicitárias para o ambiente online, trabalhar com métricas ficou mais fácil e mensurar a quantidade de pessoas que teve acesso a um anúncio ou campanha se tornou tarefa básica para qualquer agência.

Com o auxílio de ferramentas como os relatórios do Facebook ou do Google Analytics, a agência tem condições de apresentar para você os resultados que foram alcançados e utilizar desses dados para ter um norte daquilo que deve continuar sendo feito e do que precisa ser melhorado.

5. Estudo de públicos-alvo

Para fazer um bom trabalho de publicidade, tanto no ambiente online quanto no offline, é extremamente importante que seja feito um estudo de públicos e de personas, de modo que o material produzido atinja exatamente quem tem perfil de se tornar um cliente da sua empresa.

Então, antes de fechar negócio com uma agência, sempre pergunte qual a metodologia utilizada para o estudo e segmentação dos públicos-alvo de sua marca.

E já que você está lendo sobre agência de publicidade, que tal saber como investir em estratégias de branding? Basta ler também o nosso artigo que fala sobre isso.

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