Qual é a importância da comunicação nos resultados de uma empresa?

Embora comunicar-se seja uma atividade comum do ser humano, tornar esse processo orgânico dentro de uma empresa pode ser trabalhoso e muitas vezes, falho.

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Todavia, é muito grande a importância da comunicação nos resultados de uma empresa, e por isso para obter sucesso em seus negócios, você deve prezar (e muito!) pela comunicação.

Sendo assim, vamos abordar tal tema e ajudar a você a criar estratégias que facilitem a conversa e a troca de ideias dentro do ambiente corporativo e com os seus clientes.

Comunicação interna:

Manter uma boa comunicação interna (fornecedores, colaboradores, parceiros etc.) garante que todos consigam se alinhar com o discurso oficial da empresa, fortalecendo sua produtividade.

Uma comunicação interna confusa e ineficiente pode gerar problemas sério dentro de uma empresa e uma das consequências pode ser a perda de parceiros.

Dentre os vários benefícios de investir no melhoramento da comunicação interna posso citar:

  • Funcionários e colaboradores mais engajados com as metas da empresa.
  • Funcionários totalmente conscientes de todas as ações que devem ser tomadas para o crescimento da empresa.
  • Facilidade para desenvolver ações que venham influenciar a imagem externa da empresa sem que ocorram mal entendidos e incoerências.
  • Diminuição nas taxas de rotatividade.
  • Melhoria da imagem da empresa

Para isso, muitas empresas estão aderindo ao endomarketing que é um conjunto de estratégias de marketing institucional totalmente voltada para as ações internas das empresas.

As estratégias do endomarketing são desenvolvidas com o intuito de melhorar a imagem da empresa em meio aos seus colaboradores, visando ter uma equipe mais motivada e comprometida.

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Veja algumas dicas para aplicar o endomarketing em sua empresa:

  • Oferecer treinamento aos colaboradores para nivelar o nível de conhecimento dos mesmos.
  • Usar estratégias para aumentar a interação entre os mesmos através da troca de experiências.
  • Implementar algum tipo de bonificação por bons resultados
  • Realizar pesquisas de satisfação
  • Permitir que os colaboradores contribuam com sugestões

Comunicação externa

A comunicação externa é tão importante quanto à interna, tendo em vista que cuida da imagem da sua empresa fora dos seus muros.

Saiba que a imagem que você deseja passar para seus parceiros ou público alvo depende quase exclusivamente do investimento realizado em comunicação externa.

Geralmente a imagem de uma empresa é desenvolvida através de materiais gráficos e de identidade visual.

Por esse motivo é tão importante contratar uma agência de comunicação para cuida de todas as vertentes de comunicação de sua empresa.

Agora que você já sabe importância da comunicação nos resultados de uma empresa, não perca mais tempo e comece a desenvolver estratégias para melhorar o diálogo e a divulgação de informações dentro e fora de seu escritório.

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 Só existe uma maneira de contar uma novidade ou expressar uma ideia: comunicando-se. Seja de maneira visual ou sonora, a comunicação precisa acontecer para que dois (ou mais) indivíduos compartilhem as suas ideias.

Nesse cenário, já é possível entender a importância da comunicação nos resultados de uma empresa: total e absoluta. Seja na conversação interna ou externa, é de extrema necessidade que sejam criados canais que possibilitem a troca de ideias entre as pessoas, neste caso, funcionários ou clientes.

Tão importante quanto ter um sistema excelente de marketing, é ter uma comunicação que funcione. A seguir, vamos listar algumas estratégias que podem facilitar nesse âmbito:

  • Assessoria de imprensa:

Esse departamento é essencial para manter a empresa na mídia, disparando releases e informações que sejam relevantes acerca de lançamentos e participações de sua marca.

A assessoria de imprensa tem um papel crucial na divulgação dos produtos e serviços, e trabalha ativamente ao lado do departamento de marketing para construir canais de comunicação que sejam claros e objetivos.

  • Mídias sociais e marketing digital:

Essas são duas ferramentas essenciais nos tempos modernos. Não se pode falar em divulgação e comunicação sem considerar a importância do marketing digital e das redes sociais nesse processo.

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Através de uma excelente estratégia de marketing digital você poderá divulgar a sua marca na web, e estruturar uma comunicação direta com o seu público a partir de suas redes sociais.

Automatize processos e ganhe tempo

Para tornar a comunicação, tanto externa quanto interna, ainda mais eficiente, você pode apostar em um sistema ERP online (Enterprise Resource Planning). Em tradução literal, esse termo significa Planejamento dos Recursos da Empresa, e é exatamente isso o que ele faz.

Esse é um programa que não pode ser ignorado quando falamos sobre a importância da comunicação nos resultados de uma empresa.

Um sistema de gestão pode ser instalado para ajudar na organização empresa, facilitando assim o arquivamento de dados a respeito de clientes, fornecedores, vendas, produtos, financeiro, etc.

Com isso você evita a perda de informações, e facilita a comunicação entre diferentes departamentos. Também é um meio de tornar mais prático e mais rápido o processo de comunicação com o cliente.

Através de um sistema Webdesk, que é uma funcionalidade encontrada em alguns sistemas, você também poderá garantir que os seus clientes consigam entrar em contato com a empresa para tirar dúvidas, fazer solicitações ou orçamentos rapidamente.

Ademais, em alguns ERPs online é possível realizar cotações online dentro do próprio programa. Dessa forma, você ganha tempo e pode otimizar os lucros da sua empresa falando diretamente com vários fornecedores ao mesmo tempo.

Todas essas estratégias têm como fundamento facilitar a comunicação, e tornar o processo mais fácil tanto dentro quanto fora da empresa.

Com isso você terá mais clareza sobre o que ocorre dentro de seu negócio, estreitará os laços com a sua equipe e irá estimular a participação de todos na corrida por melhores resultados.

Como consequência, você terá melhorias nos números, mais lucro e muito mais eficiência no atendimento de seu cliente, que se sentirá plenamente satisfeito coma empresa.

Autora convidada: Gabriela Vitória, do GestãoClick

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