Pesquisa de mercado: 3 ferramentas online que você precisa conhecer!

A pesquisa de mercado é fundamental para a prosperidade de qualquer negócio. Por meio do conhecimento prévio das preferências do cliente, é possível estabelecer estratégias mais bem definidas e focadas no público-alvo da organização.

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Nesse sentido, o papel do Marketing é muito importante, pois é ele o responsável por estudar a fundo o perfil dos clientes e verificar quais são as preferências deles para orientar as áreas comerciais e de produtos.

Há algum tempo, realizar uma pesquisa de mercado era algo caro e demorado. O Marketing precisava contratar empresas que saíam para campo, para ouvir as opiniões pessoalmente ou por telefone. Hoje, a tecnologia evoluiu e é possível realizar pesquisas diversas sem sair da frente do computador.

Confira, abaixo, 3 ferramentas online que todo empreendedor ou profissional de marketing precisa conhecer:

1. Google Trends

O Google é o mecanismo de pesquisa mais utilizado no planeta. Aproveitando a enorme quantidade de dados que circulam pelo site diariamente, a empresa decidiu disponibilizar o Google Trends, que informa quais são os termos mais buscados pelas pessoas no mundo todo.

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Essa ferramenta é extremamente valiosa, pois pode te ajudar a ter novos insights para o seu negócio. O Google Trends baseia-se nos dados acumulados das pesquisas mais recorrentes na Internet, possibilitando que você descubra quais são as áreas e temas de interesse dos seus potenciais clientes.

A ferramenta disponibiliza um ranking com os tópicos em ascensão revelando tendências e oportunidades. Você pode criar análises conforme sua necessidade, filtrando os resultados por período, região e tipo de navegador usado, por exemplo.

Outra forma bastante útil de usar o Google Trends é comparar termos e descobrir o nível de interesse por esses termos ao longo do tempo, ou por regiões. Por exemplo: é possível descobrir o nível de interesse pela marca da sua empresa em comparação à marca de um concorrente. Ou ainda, em quais estados brasileiros sua marca é mais buscada e em quais não. São insights valiosos e que podem inspirar ações de marketing mais eficazes em seu próximo planejamento.

2. Survey Monkey

Trata-se de um site voltado para que empreendedores possam criar diversos tipos de questionários que serão enviados por e-mail para os clientes.

Há uma versão gratuita, que gera 10 perguntas por questionário, podendo receber até 100 respostas. O usuário define o público-alvo e fornece a base de e-mails para o sistema.

O resultado é apresentado por meio de gráficos e tabulações previamente definidas. Há uma versão paga ainda mais poderosa — e com mais possibilidades de análise de resultados.

3. Opinion Box

O Opinion Box é um site no qual as pessoas se cadastram para responder pesquisas diversas em troca de brindes. Você pode acessar o site e formatar uma pesquisa de acordo com a sua necessidade.

Para utilizar os serviços do site, você deve se cadastrar e criar sua própria lista de perguntas. Também há questionários básicos prontos disponíveis. Essas perguntas serão enviadas para uma base de pessoas que se cadastraram previamente para responder. Trata-se de um público com perfil variado, no qual você pode fazer recortes de acordo com as necessidades da sua pesquisa. Atualmente, a Opinion Box conta com mais de 100 mil respondentes cadastrados.

Quem é selecionado para responder ao questionário ganha brindes especiais, como recargas para celular ou pontos em programas de fidelidade.

As ferramentas online são muito eficientes para ajudar a definir estratégias de negócio. Mas lembre-se: pesquisas identificam tendências, mas possuem uma margem de erro a ser considerada. Portanto, busque adequar os resultados encontrados à realidade do seu negócio.

Se você está precisando realizar alguma pesquisa ou conhecer melhor o seu mercado, procure por essas ferramentas imediatamente e ajude sua empresa a melhorar os resultados. Se gostou desse post não deixe de compartilhar com sua rede!

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