Como planejar as ações de marketing da sua empresa?

Enquanto muitas empresas encerram suas atividades, outras estão crescendo e um dos principais responsáveis por isso é saber como planejar as ações de marketing de forma correta. Não dá para deixar o futuro de sua empresa baseado em achismos e informações superficiais, afinal, se você não definir onde quer chegar, dificilmente sairá do lugar.

Por isso, planeje, defina metas e objetivos e, o mais importante, formalize tudo em um documento físico. Está com dúvida de como fazer? Então continue a leitura deste post.

Conheça seu público

O primeiro passo para planejar as ações de marketing de sua empresa é conhecer a fundo quais são os seus públicos.

Como planejar as ações de marketing da sua empresa?

Descubra quem são, o que fazem, como pensam e a forma como consomem seu produto ou serviço. Realizando esta identificação, será possível planejar suas ações de marketing de modo mais assertivo.

Analise os cenários

O segundo passo é realizar uma análise de cenário interno e externo. Levante quais são as suas forças e fraquezas e identifique quais elementos externos (os que você não pode controlar) podem influenciar sua empresa.

Como planejar as ações de marketing da sua empresa?

Para auxiliar na interpretação dos resultados, coloque todas estas informações em uma matriz SWOT, busque por oportunidades e se prepare para ameaças que podem surgir. Nesta etapa, também é necessário que se realize uma análise de benchmarking para identificar seu posicionamento de mercado em relação a seus concorrentes.

Defina ações

Agora que você já possui as informações necessárias para elaborar seu planejamento, chegou a hora de definir as ações, metas e objetivos de seu planejamento. É importante que, ao definir as metas e objetivos, você seja o mais realista o possível. Metas pouco desafiadoras ou impossíveis poderão inviabilizar seu planejamento por falta de motivação de sua equipe.

Como planejar as ações de marketing da sua empresa?

Com as informações coletadas na fase anterior, você conseguirá identificar oportunidades ou necessidades não declaradas de seu mercado de atuação. Elas servirão como base para definir as ações.

Aplique o PDCA

Esta técnica já é muito conhecida no meio empresarial e tem por objetivo proporcionar a melhoria contínua dos processos de sua empresa. Entenda a sigla:

  • Plan (Planejar): esta é a primeira etapa do ciclo e compreende a parte do planejamento como um todo;
  • Do (Executar): este é o momento em que você colocar seu planejamento em execução;
  • Check (Verificar): aqui você vai realizar o acompanhamento de todas as ações realizadas por sua empresa. Para que você consiga executar este passo com sucesso, você deverá ter definido os KPIs em seu planejamento;
  • Act (Agir): nesta última etapa do ciclo PDCA, você vai agir de modo corretivo sobre os pontos que precisam de melhora e que foram identificados na etapa anterior.

Como dissemos, o PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua, ou seja, você deverá utilizá-la constantemente em seu planejamento se quiser os melhores resultados.

Tão importante quanto seguir um planejamento é reconhecer em que momento ele precisa de ajustes. Muitas vezes isso significa eliminar ações que não estão trazendo os resultados esperados e ajustar outras. Estabeleça uma frequência para realizar esta análise de forma a sempre estar incrementando os resultados de seu planejamento!

Quer saber de mais dicas para planejar as ações de marketing de sua empresa? Baixe agora o nosso e-book com dicas para o seu plano de marketing!

Qual a sua necessidade de comunicação?

Entre em contato para saber o que a Zero Cinco pode fazer pela sua empresa.