Proposta de valor: por que o seu negócio precisa dela?

Aumentar as vendas é um dos principais desafios de qualquer empreendimento. Alguns negócios oferecem excelentes produtos e serviços, mas, apesar dos esforços do time comercial, não alcançam a receita almejada. Outros, mesmo com grandes investimentos em comunicação, não obtêm o ROI desejado. Por que isso acontece?

Para conquistar resultados mais significativos com o planejamento de comunicação, é indispensável desenvolver a proposta de valor do seu modelo de negócio. Nesse post, vamos te ajudar a entender melhor esse conceito e te mostrar o passo a passo para aplicá-lo. Vamos lá?

O que é uma proposta de valor?

A proposta de valor é o conjunto das soluções e dos benefícios que um produto ou serviço oferece ao consumidor. Ela é resultado do conhecimento detalhado do perfil do cliente e do profundo entendimento de seus problemas e necessidades.

proposta de valor

O objetivo dela é evidenciar os benefícios oferecidos pelo produto ou serviço, destacar quais os desejos e necessidades atendidos pela solução e contribuir para destacar a sua marca no mercado.

Como definir a proposta de valor?

O Canvas da Proposição de Valor está entre as ferramentas gerenciais mais utilizadas para auxiliar as empresas nessa tarefa. Essa metodologia consiste em descrever as características do seu cliente visando alinhar as ofertas (produtos e serviços) aos desejos do mercado.

Qual o passo a passo da proposta de valor?

Iniciaremos desenhando um perfil do público-alvo com base em suas tarefas, dores e ganhos. A partir deles, vamos descrever as qualidades da oferta que encantarão o consumidor. Para tal, o mapa da proposição de valor da empresa será composto pelas informações relativas aos produtos ou serviços, os “analgésicos” e os “criadores de ganho”.

A combinação dessas respostas fornecerá mais clareza sobre os atributos considerados valiosos para seu cliente. Que tal começar agora? Temos certeza que essa pode ser uma excelente abordagem para integrar marketing e vendas.

Tarefas

Quais são os problemas que os seus clientes procuram solucionar ou quais as necessidades que estão buscando satisfazer? Em quais tarefas funcionais, sociais e emocionais o seu produto ou serviço pode auxiliá-los?

Dores

Quais são as emoções negativas, os custos não desejados e os riscos que os seus clientes experimentam ou poderiam experimentar antes, durante ou depois da realização dessas tarefas? Quais são os obstáculos que eles enfrentam e quais são as suas angústias?

Ganhos

Quais são os benefícios esperados ou desejados por seus clientes? Como suas expectativas poderiam ser superadas?

Produtos ou serviços

Como os produtos ou serviços ajudam o seu cliente na realização das tarefas funcionais, sociais, emocionais? De que maneira eles auxiliam na satisfação de suas principais necessidades?

Analgésicos

Como os seus produtos e serviços aliviam as dores específicas dos seus clientes? De que forma eles eliminam ou reduzem as situações indesejáveis, os seus custos ou os riscos?

Criadores de ganho

Como são criados os benefícios esperados ou desejados pelos clientes? Por que ao adquirirem seus produtos ou serviços eles ficariam surpresos positivamente?

proposta de valor 2

Por fim, precisamos entender que promover unicamente as funcionalidades do produto ou serviço não é suficiente para conquistar o público-alvo. Mesmo que exista um enorme potencial de mercado para a solução que sua empresa oferece, é necessário que os clientes entendam de forma clara como o seu negócio pode ajudá-los, quais os aspectos positivos da sua solução e, principalmente, em que aspectos sua oferta se diferencia da concorrência.

Nesse cenário, uma agência de publicidade pode ser uma grande aliada do seu departamento de vendas, pois todas as ações de marketing e de comunicação passam a ter uma orientação mais clara e focada, gerando resultados muito mais efetivos e duradouros. Então, agora conta pra gente qual é o maior desafio da sua marca? Será um prazer ajudá-lo.

Qual a sua necessidade de comunicação?

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