05 ferramentas de monitoramento de redes sociais para melhorar seus resultados

Atualmente, empresas de qualquer segmento de mercado conseguem se beneficiar das enormes possibilidades que as redes sociais oferecem aos seus modelos de negócio. Isso torna a presença nestas plataformas um fator praticamente indispensável para o sucesso de suas estratégias de marketing e para a interação com seu público.

Dessa forma, é fundamental investir em ferramentas que analisem e otimizem o desempenho de sua empresa nas várias mídias sociais disponíveis, já que elas possibilitam um diagnóstico preciso de suas métricas e lhe oferecem o embasamento necessário para planejar suas ações nestes meios.

Por isso, montamos uma lista com cinco ferramentas gratuitas ou de baixo custo para você melhorar imediatamente o monitoramento e os resultados de suas páginas nas redes sociais. Confira!

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scyther5 / Shutterstock.com

LikeAlyser — faça uma análise gratuita de sua página do Facebook

Esta plataforma permite que você realize um completo diagnóstico da performance de sua fan page no Facebook. Você tem acesso às curvas de crescimento de seus likes, seguidores, assim como seus índices de engajamento orgânico. Além disso, o site oferece uma análise do tipo e da frequência de seus posts, mostrando quais são mais bem recebidos e quais precisam de ajustes.

O LikeAlyser é uma ferramenta completamente gratuita e não necessita nem de um registro de conta. Além das que já citamos, outra funcionalidade incrivelmente útil do site é poder checar as métricas de outras empresas, lhe possibilitando dar uma olhada em como seus concorrentes estão administrando suas páginas do Facebook.

Iconosquare — avalie sua performance no Instagram

O Instagram é uma rede social que se mostra cada vez mais eficaz no engajamento e no impacto com seu público, sendo assim uma plataforma com grande potencial para estratégias de Marketing Digital. No entanto, o site não oferece um sistema de métricas próprio e é difícil saber como ajustar e direcionar suas postagens de maneira eficiente.

Por isso, soluções como o Iconosquare são de grande valia para analisar os fatores que influenciam sua performance nesta rede social. Esta ferramenta lhe permite ver com detalhes quantos seguidores você tem, onde eles estão localizados, qual sua taxa de crescimento, como seus posts estão se comportando e quais são as hashtags mais relevantes para seu negócio.

O Iconosquare é uma ferramenta paga anualmente, mas possui baixo preço o suficiente para caber no orçamento até de micro e pequenas empresas.

Buzzsumo — descubra quais tópicos estão gerando maior interesse

Uma maneira eficaz de melhorar seus números nas redes sociais é alinhar o conteúdo das páginas de seu site ou blog aos tópicos e assuntos que mais estão gerando interesse na internet. Por isso, o Buzzsumo, ferramenta gratuita de monitoramento de audiência, é excelente para esta função.

Esta plataforma permite que você descubra rapidamente quais os tópicos e as palavras-chave que mais engajam e estimulam o público de seu negócio — assim como o de seus concorrentes —, ajudando você a criar uma pauta com temas mais relevantes e um posicionamento muito mais eficaz em suas redes sociais. Isso melhora tanto a qualidade quanto o nível de interesse sobre seus conteúdos.

O Buzzsumo é totalmente gratuito, mas possui também planos de busca avançada de baixo custo.

Scup —  invista na gestão e no monitoramento de redes sociais de maneira completa e flexível

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Selecionamos também uma ferramenta que não é gratuita e pode ser um pouco fora do orçamento de algumas empresas. No entanto, o Scup se mostra uma excelente e completa solução para o seu monitoramento de redes sociais. A plataforma oferece um monitoramento amplo e análises de fácil interpretação e com grande poder informativo.

Com o Scup, você tem a capacidade de analisar a performance de diversas mídias sociais, além de detectar oportunidades únicas de crescimento para seu negócio. A ferramenta possui um completo sistema de monitoramento que lhe permite acompanhar tópicos relevantes, conhecer preferências e interesses de sua audiência e até identificar tendências de mercado.

O site ainda tem um intuitivo algoritmo para automação da maioria de suas ações nas redes sociais — como o agendamento de postagens e classificação automática de sentimento — lhe poupando tempo e dinheiro. Possui também um módulo que pode ajudar a integrar o SAC da sua empresa às redes sociais, além de gerar relatórios que permitem obter insights em tempo real para o seu negócio.

Pagematch — compare suas páginas no Facebook com as de seus concorrentes

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Uma ótima maneira de otimizar suas ações em redes sociais é ter uma noção de como suas páginas estão se saindo quando comparadas com as de seus concorrentes. Para isso, o Pagematch oferece uma intuitiva e simples plataforma que coloca sua fan page lado a lado com qualquer página do Facebook que você desejar.

Totalmente gratuito e livre de registros, o recurso fornecido pela Plataforma Zubit lhe dá um poderoso tira-teima do impacto de suas páginas — número de fãs, publicações e curtidas — junto com as informações de seus principais competidores de mercado. Com isso, você tem a oportunidade de melhorar suas métricas se baseando no que seus concorrentes estão fazendo melhor que sua empresa.

E aí, pronto para melhorar suas páginas nas redes sociais com estas grandes ferramentas? Achou esta lista útil? Por que você não aproveita para compartilhar estas dicas legais com seus amigos?

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