Tenha um blog corporativo de sucesso em 5 passos!

Credibilidade, alcance, relacionamento, vendas. Essas são apenas algumas das vantagens que um blog corporativo oferece.

O blog é um ativo que a sua empresa constrói. O conteúdo postado nele será visto, compartilhado e publicado em outros canais. Ele vai atrair visitas para o seu site, educar seus clientes a respeito da área em que você atua e sobre a sua empresa, convencê-los a comprar e a continuar com você.

E tudo isso começa com uma estratégia de qualidade, já que ter um bom blog exige planejamento. Para ajudar, separamos um passo a passo essencial no post de hoje. Anote!

1. Trace os objetivos da sua empresa

O que a sua empresa espera conquistar com o uso dessa ferramenta? Um blog pode ajudá-lo em diversas frentes: aumento da visibilidade, construção de uma imagem positiva, credibilidade, aumento nas vendas, relacionamento com os clientes, entre outros. Procure se informar sobre as vantagens que um blog corporativo oferece e quais delas seriam interessantes para a sua empresa.

Com os objetivos traçados, você poderá planejar os próximos passos do post de hoje com mais eficácia, além de acompanhar os resultados e decidir que ações estão ou não trazendo o retorno esperado.

2. Saiba para quem você está escrevendo

Com os objetivos em mente, começa o esforço para descobrir como chegar lá. E o conhecimento do público-alvo é o primeiro passo neste processo pois, somente por meio dele, você saberá que conteúdo produzir.

Se você quer vender mais, por exemplo, precisa alcançar clientes e clientes em potencial. Se quer aumentar a credibilidade da sua empresa, deve falar com consumidores, profissionais da sua área e outras empresas já reconhecidas no ramo. Cada objetivo envolve um público-alvo ou um conjunto de públicos de interesse. Quais são os seus?

3. Defina os indicadores-chave

Os chamados indicadores-chave de performance — ou KPIs, na sigla em inglês, Key Performance Indicator —, são métricas estratégicas que vão ajudar você a acompanhar seus objetivos. Eles evitam que você se perca em uma infinidade de dados, especialmente na web, onde há fartura deles.

Se você quer aumentar a visibilidade do blog da sua empresa, por exemplo, um KPI essencial é o número de acessos. Se a ideia é que o blog fique conhecido em uma cidade em que a empresa planeja abrir uma loja, dados de geolocalização dos visitantes são imprescindíveis.

Não há número mínimo ou máximo de KPIs, mas, como a ideia é facilitar, escolha apenas os essenciais para saber se determinado objetivo foi alcançado; e mantenha os olhos neles!

4. Crie conteúdo relevante

Todo este trabalho forma uma base sólida para a criação do conteúdo, a força-motriz por trás do seu blog. É o conteúdo que atrai, gera relacionamento, confiança, convence a comprar e persuade a voltar. Mas, para isso, ele precisa ser relevante.

E o que faz um conteúdo relevante? Primeiramente, ele precisa abordar temas de interesse do público. A partir de então, características com originalidade e atualização são importantes. No entanto, acima de tudo, a qualidade é o principal diferencial. Portanto, certifique-se de colocar informações verdadeiras, com fontes seguras, e soluções eficazes para seu leitor. Não escreva por escrever: escreva para se tornar essencial.

5. Trabalhe o conteúdo na web

A web é um ambiente único. Por isso, muitas das práticas usadas em meios mais tradicionais, como os impressos, não funcionam bem aqui. O conteúdo para a web, além da relevância, deve ter o formato certo.

Os textos precisam ser fáceis de ler, com intertítulos, parágrafos e outros atributos como listas e imagens, que tornam a leitura na tela mais agradável e prática.

Eles também precisam ser “encontráveis”. Para tanto, existe a Otimização para os Serviços de Buscas, SEO (do inglês, Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de cuidados que vão garantir que os buscadores, em especial o Google, encontrem o seu material.

Com sua estratégia desenhada, basta aproveitar o conteúdo de seu blog corporativo para dar suporte a outras ações de marketing digital. Que tal compartilhar ele nas redes sociais? Criar campanhas patrocinadas?

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