Entenda como fazer a gestão de redes sociais da sua empresa

Não há como negar que grande parte dos usuários de internet passam boa parte do tempo navegando nas redes sociais. Dados de 2015 revelam que o brasileiro gasta em média 650 horas por mês em plataformas como o Facebook e o Twitter, portanto, é uma ótima opção para a sua empresa melhorar a presença digital, estando mais próxima do seu público-alvo.

Nesse artigo, você vai conhecer algumas das redes sociais mais populares e, por meio delas, encontrar o melhor caminho para fazer a gestão do seu negócio, extraindo o máximo de benefícios dessas ferramentas na sua estratégia de marketing digital.

Qual é a rede social perfeita para o seu negócio?

entenda-como-fazer-a-gestao-de-redes-sociais-da-sua-empresa

Não existe comprovadamente uma plataforma ideal para as empresas. É extremamente recomendada a realização de testes para encontrar aquela que melhor se adapta ao seu público, afinal, cada negócio é voltado para uma audiência.

Algumas delas agregam um grande número de usuários, o que significa que podem ser um ótimo canal de investimento, independentemente do produto ou serviço prestado. Vamos falar um pouco sobre as principais.

Facebook

Com 103 milhões de usuários no Brasil, a plataforma de Mark Zuckerberg é a mais utilizada no país. O algoritmo valoriza postagens que possuem bons níveis de engajamento, ou seja, compartilhamentos, curtidas, comentários e cliques.

Uma boa estratégia é investir no marketing de conteúdo, levando informações relevantes ao usuário. Vale lembrar que o alcance orgânico das publicações é bastante limitado pelo Facebook. Por isso, é fundamental fazer um investimento constante na promoção de seus posts através da ferramenta de publicidade Facebook Ads.

YouTube

A mídia audiovisual é uma poderosa ferramenta dentro do marketing digital e a sua principal plataforma hoje é o YouTube, pertencente ao Google. O conteúdo produzido em vídeo possui excelentes índices de conversão já que, segundo estudos recentes, são mais facilmente consumidos.

Instagram

O aplicativo móvel possui uma base de 500 milhões de usuários ativos compartilhando imagens e vídeos curtos. Recentemente, o Instagram incorporou uma funcionalidade extra chamada “Sua história” em uma clara investida contra o app rival Snapchat. As tecnologias móveis são o foco do momento e o Instagram é um dos pilares dessa estratégia.

Twitter

O microblog tornou-se muito popular no Brasil e continua sendo uma ótima opção para algumas empresas. Mantendo o formato de permissão de no máximo 140 caracteres, o Twitter possui ótimos níveis de engajamento. Além disso, todos os tweets alcançam os seguidores, diferente do Facebook.

Snapchat

Muito popular entre adolescentes, o Snapchat tem sido muito utilizado por celebridades e também por empresas que querem atrair o seu público. Permite o compartilhamento de vídeos e fotos, tendo como diferencial a possibilidade de definir o tempo que a publicação estará disponível para o público.

Como fazer a gestão de redes sociais?

entenda-como-fazer-a-gestao-de-redes-sociais-da-sua-empresa-3

Independente dos canais escolhidos, as redes sociais devem atrair o cliente com conteúdo relevante. Foque na necessidade real do seu público-alvo, descubra meios para engajar estas pessoas e torná-lar seguidores fiéis que se interessem por aquilo que você tem a compartilhar.

Mantendo o foco em estratégias que beneficiem o consumidor, você certamente obterá sucesso e conseguirá um bom retorno para a sua empresa. Quer algumas dicas de como fazer isso? Confira:

1. Defina os objetivos da estratégia

Durante a etapa do planejamento, é necessário definir qual a finalidade das ações.  Ela pode objetivar reforçar o relacionamento e a interação, melhorar o Branding da empresa, realizar venda ou oferecer suporte ao consumidor. Qual o seu foco?

2. Delimite onde irá atuar

Algumas vezes, canais menos populares, porém mais segmentados, podem ser mais adequados a sua estratégia. Em outras oportunidades, os mais tradicionais podem ser o melhor caminho. Tudo depende dos objetivos traçados no planejamento. Independentemente de qual seja sua decisão, não é recomendado ter presença em uma rede social e não utilizá-la.

3. Determine os KPIs

Os Key Performance Indicators (ou indicadores chave de performance) são as métricas mais importantes para o seu objetivo. Alguns exemplos são leads gerados, engajamento de posts e conversões. O ideal é focar em poucos KPIs para que você tenha o controle daquilo que é mais importante para o seu negócio e possa acompanhar e otimizar constantemente suas iniciativas.

4. Estabeleça metas

Decidir numericamente aonde o seu negócio pretende chegar com uma ação é um ótimo meio para mensurar o seu sucesso. Portanto, antes de colocá-la em prática, determine quais são as metas a serem alcançadas. Mas não se esqueça de estabelecer objetivos claros, mensuráveis e possíveis.

5. Invista em ajuda especializada

entenda-como-fazer-a-gestao-de-redes-sociais-da-sua-empresa-4

Nem sempre todos esses processos são levados de uma forma muito clara. Por isso, uma boa dica é contratar uma pessoa, uma equipe ou uma agência especializada na gestão de redes sociais. Sem dúvida, o know-how de alguém que já sabe trabalhar com esse universo faz toda a diferença no sucesso das suas ações digitais.

E aí, curtiu esse artigo? Aprendeu o que precisava sobre a gestão de redes sociais? Então siga-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital!

Qual a sua necessidade de comunicação?

Entre em contato para saber o que a Zero Cinco pode fazer pela sua empresa.