SEO On Page: 6 práticas para resultados excelentes!

Uma estratégia de SEO se baseia na otimização de um site para os mecanismos de busca, e pode ser dividida em duas frentes: SEO On Page e SEO Off Page.

O SEO é uma ferramenta do marketing digital que vai ajudar o site da sua empresa ser encontrado no Google e em outros buscadores. Portanto, se sua empresa já tem um site, aconselhamos você a considerar investir em SEO.

Quais são as diferenças entre SEO On Page e SEO Off Page?

o que e seo on page

SEO On Page são as ações de otimização aplicadas em todo o conteúdo interno do seu site, tudo o que está sob seu comando. É extremamente importante otimizar muito bem o conteúdo interno do site, pois além dos benefícios em relação aos buscadores, as práticas de SEO On Page também auxiliam na navegação e na experiência do usuário com seu conteúdo.

Já o SEO Off Page são os fatores externos ao seu site, que auxiliam na relevância do site e no rankeamento dos mecanismos de busca. Um dos principais fatores que o Google considera para confirmar a relevância de um site é o número de links que outros sites fazem apontando para ele e a relevância desses sites.

Quais são as melhores práticas para otimizar seu conteúdo?

1. Definir palavras-chave

Cada página do seu site deve focar em uma palavra-chave. Defini-la é o primeiro passo de uma estratégia de SEO. É por meio das palavras-chave que mais pessoas vão encontrar seus conteúdos nos buscadores, gerando mais tráfego no seu site.

Você pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google para analisar quais as melhores palavras-chave para o seu negócio. Com a palavra definida, utilize-a algumas vezes durante seu texto e também no título, na URL e na meta descrição.

2. Dar a devida atenção ao SEO Title e à Title Tag

Title Tag é o título do conteúdo que vai aparecer no site, já o SEO Title é uma versão do título otimizada que vai aparecer somente nos mecanismos de busca. O título de uma publicação é um dos elementos mais importantes, pois é através dele que o usuário decide se vale a pena ou não acessar determinado conteúdo.

Os títulos devem ser atrativos para o seu público-alvo. O tamanho de um bom SEO Title é em média 70 caracteres. Já o Title Tag pode ser maior.

3. Organizar por meio de subtítulos — h2, h3, h4 e assim por diante

O uso de subtítulos, também conhecidos como Heading Tags, auxilia os buscadores a entenderem a organização e os assuntos importantes do seu conteúdo.

Você deve organizar seu conteúdo com subtítulos, utilizando a tag H2, e seguir em frente com o H3, H4, e assim por diante, conforme necessário. Essa divisão também auxilia na escaneabilidade do texto por parte dos mecanismos de busca e facilita a leitura tornando-a mais fluída e dinâmica.

4. Caprichar na meta descrição

seo on page exemplo de metadescricao

 

Meta descrição é um pequeno texto que aparece nos resultados das buscas e no compartilhamento em algumas redes sociais. Com a mesma dinâmica do título, a meta descrição deve ser atraente, porém precisa ter pelo menos 120 caracteres, podendo chegar ao tamanho de 156 caracteres. Se você ultrapassar esse limite, o texto ficará incompleto nos resultados. É recomendável também, finalizar a meta descrição com uma chamada para a ação (o famoso Call to Action). Exemplos: “Visite o site.”, “Confira!”, “Clique para saber mais”.

5. Inserir texto alternativo nas imagens

Muitas pessoas acabam esquecendo de que as imagens também têm um papel importante no SEO. Os buscadores não conseguem ler imagens, e para ajudar com isso você deve inserir o texto alternativo – Alt Text – em todas as imagens, utilizando a palavra-chave e palavras similares.

Os textos alternativos devem ser uma breve descrição da imagem, pois se por algum motivo a imagem não abrir, é ele que vai aparecer para o usuário.

6. Criar uma URL amigável

As URLs também devem ser otimizadas. Uma URL é o endereço que aparece no topo do navegador, é o link que você utiliza para divulgar seu conteúdo. Portanto, quanto mais fácil de entender e memorizar a URL, melhor.

Qual opção agrada mais?

  • www.meunegocio.com.br/?p=123aoiu976dp0d9
  • www.meunegocio.com.br/como-criar-um-site

seo on page

A segunda opção com certeza vai transmitir mais credibilidade e segurança para os usuários. E como falamos anteriormente, procure sempre inserir a palavra-chave na URL.

Agora é só você aplicar em seu site as dicas de SEO On Page apresentadas aqui para começar a ter melhores resultados. Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e  assinar nossa newsletter para acompanhar nossas próximas dicas.

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