SEO: 4 maneiras de melhorar o tráfego orgânico do seu site

Garantir uma presença digital consistente tem sido um dos desafios mais comuns enfrentados pelos profissionais de marketing nos últimos anos.

Nesse contexto, muitas variáveis podem influenciar na eficácia desse trabalho, e sem dúvida, a disputa pelos primeiros lugares nas buscas do Google é uma delas.

Preparamos uma lista com 4 maneiras eficazes para melhorar o tráfego orgânico do site da sua empresa. Confira!

1. Tenha um blog de qualidade

Muito se fala sobre a otimização de sites para mecanismos de busca, já que constantemente o Google atualiza e modifica os parâmetros que determinam o ranqueamento dos links.

No entanto, uma coisa ainda não mudou: a melhor estratégia para melhorar o tráfego orgânico continua sendo a manutenção de um blog de qualidade.

Veja que o ponto fundamental aqui é a qualidade! Afinal, com a infinidade de conteúdo presente na web não basta apenas “blogar”. Por isso, fique atento sempre à qualidade do tema, da redação, das fontes e dos recursos utilizados, como fotos e vídeos.

Quanto mais você puder entregar para o seu leitor, maior será o engajamento, e consequentemente, a relevância do site.

2. Trabalhe com palavras-chave de menor concorrência

Para que o conteúdo do blog seja eficiente, é fundamental planejá-lo pensando nas palavras-chave para as quais cada post será direcionado. Nessa hora, a tendência dos profissionais de marketing é pensar naquelas palavras com maior quantidade de busca.

SEO: 4 maneiras de melhorar o tráfego orgânico do seu site

No entanto, isso pode significar um problema. Por conta do alto número de buscas, essas palavras acabam também se tornando muito concorridas.

A solução então é investir nas chamadas palavras-chave de cauda longa. Elas são chamadas assim, pois são muito mais específicas e direcionadas a um nicho de mercado, apresentando menos buscas mensais, e consequentemente, menor concorrência.

3. Invista na construção de links

Além do conteúdo, outro ponto determinante para melhorar o tráfego orgânico de um site é a construção de links que direcionem tráfego para seus posts. Para isso existem 2 tipos diferentes de links — os internos e os externos —, e ambos são importantes para aumentar a relevância do site.

Os internos são mais fáceis de se construir, e você mesmo pode fazer na hora de criar seu conteúdo. Basta pensar em formas de “linkar” um post ao outro, seja por meio de posts relacionados — os famosos “leia também” — ou ainda em palavras específicas, ao longo do próprio texto.

Os externos são mais difíceis, já que é necessária a permissão de outro site para que você possa incluir um link seu. Uma das estratégias mais eficientes aqui é trabalhar com guest posts, ou seja, publicações suas em blogs de terceiros. Dessa forma, você consegue inserir em seu texto um link para o seu site.

4. Construa conteúdo amigável aos buscadores

Novamente, para ser encontrado nos buscadores não basta apenas produzir desenfreadamente conteúdo em seu blog. É preciso planejar com cuidado, mantendo uma periodicidade definida e constante.

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Isso quer dizer que de nada adianta produzir muito em um mês e nada no mês seguinte. Para o Google, regularidade é muito mais importante que quantidade.

Além disso, procure construir o texto em formato amigável aos buscadores. Para isso tenha em mente alguns aspectos, tais como:

  • dividir seu conteúdo em subtítulos que ajudem no desenvolvimento do argumento;
  • utilizar fotos e vídeos para ilustrar a ideia;
  • investir em textos de pelo menos 500 palavras;
  • repetir a palavra-chave ao longo do texto — sem ser excessivo, para não cansar o leitor.

Trabalhar com conteúdo é essencial para melhorar o tráfego orgânico do site da sua empresa de maneira sustentável, contribuindo assim para uma presença digital eficiente para o negócio.

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